quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gerir as nossas escolhas

Todos somos gestores: gerimos um grupo de trabalho, a nossa carreira profissional, a nossa casa, o nosso relacionamento afectivo, a nossa rede de amigos, o nosso tempo. Como todos os gestores, uns são mais eficientes que outros, uns são mais multifacetados outros mais especializados.
Ao mesmo tempo, todos somos indivíduos e desenvolvemos relacionamentos e estados emocionais em função dos outros e de nós mesmo, acertamos e erramos, vivemos experiências e assimilamos conhecimentos, acordamos cheios de energia num dia e no seguinte sentimo-nos esgotados física ou psicologicamente.
Temos portanto que fazer as melhores escolhas, as soluções óptimas, como qualquer bom gestor, sem que isso prejudique a nossa vertente humana de nos relacionarmos e estarmos interligado social e culturalmente com o ambiente à nossa volta.
Escolhas estas que definem um padrão de comportamento, ou seja, um estilo de vida, seja ele estruturado ou não, consciente ou não.

Estar consciente destas escolhas, da capacidade que temos para moldar o curso dos acontecimentos e fazê-lo de uma forma prática e conscistente, este é o desafio a que nos propomos dar resposta.

H J Carminé